A Receita Federal liberou dia 23 a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) . O dinheiro será pago no dia 30 de junho. Neste ano, serão cinco lotes de restituição no total e que estão sendo liberados aos poucos.
Segundo o Fisco, esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 4.222.986 pessoas receberão R$ 6 bilhões. Desse total, 2.906.310 contribuintes entregaram a declaração até 21 de março.
O restante tem prioridade legal, sendo:
- 97.082 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Consulta à restituição do IR
A Receita Federal informa que a consulta pode ser feita na página do órgão. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Pagamento da restituição do IR
O contribuinte que tiver direito à restituição, terá o dinheiro depositado em conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.