O que é o tal do “Capital Social” tão falado na hora de abrir uma empresa?
Capital social é o investimento bruto inicial que uma empresa precisa para começar a funcionar e se manter até gerar lucro. São os valores ou bens disponibilizados pelos sócios e investidores para as primeiras despesas, como compra de mobiliário, locação de espaço, contratação de serviços terceirizados, equipamentos e registro de CNPJ.
Quem abre um negócio tem, entre vários objetivos, um que se destaca: lucrar. Mas antes que a sua empresa comece render algum valor é preciso investir recursos próprios.
Esse primeiro valor disponibilizado por você e pelos seus sócios é o chamado Capital Social. Ele serve, basicamente, para abrir a sua empresa e mantê-la funcionando até que gere rendimento suficiente para fazer isso ‘por conta própria’.
Capital Social é todo valor bruto disponibilizado para abrir uma empresa e mantê-la funcionando até que gere lucros. Esses valores podem ser tanto quantias em dinheiro quanto bens, por exemplo, computadores, impressoras, mobiliários, valores necessários para contratação de serviços terceiros, entre outros.
A função do Capital Social é garantir o funcionamento de uma empresa durante o período em que ela ainda não dá retorno financeiro.
Quer um exemplo? Imagine que você decidiu abrir uma hamburgueria. Após definir a linha de trabalho, escolher o ponto, os sócios e listar tudo que precisa para a abertura, é hora de definir o valor necessário para que o negócio comece a funcionar, incluindo documentações e parte legal.
É preciso, portanto, saber qual será o gasto com aluguel do espaço, quanto de matéria-prima é preciso para atender aos pedidos dos primeiros meses, salário dos funcionários, custos mensais de contabilidade, entre outros.
O correto é que o Capital Social de uma empresa seja determinado tendo como base a estimativa dos valores necessários para sua abertura e funcionamento. No entanto, é bastante comum não conseguir chegar a um número exato, ou que o empreendedor tenha pressa de obter seu CNPJ.
Em casos assim, a indicação é que se registre, no mínimo R$ 1.000 (quantia válida para as modalidades Empresário Individual e Sociedade Limitada, que explicaremos a seguir), e o valor pode ser alterado posteriormente.
Porém, o ideal é considerar o dinheiro aplicado por cada sócio, o know-how, a implementação de tecnologia e a carteira de clientes, caso houver. Esses pontos são fundamentais, pois, dependendo do modelo de negócio, também definem a participação de cada um, estabelecendo as cotas de acordo com o valor individual investido.
Precisando de ajuda para abrir seu negócio? Conte conosco!
Fonte: CONTABILIZEI
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.